Não prenda seus arquivos num .RAR

Pessoal, o post dessa semana é sobre um formato de compressão de arquivos proprietário que é fácil de ser substituído e entretanto, por falta de conscientização, é muito difundido.
É o formato de compactação .RAR. Ele não é documentado, e exceto seus criadores, não se tem as especificações de como ele funciona. Assim, os únicos programas que abrem esse formato na versão 3.0 (a mais recente e a mais difundida) são programas autorizados pelo criador do formato e o seu próprio programa (como o Winrar). Todos esses programas ou são proprietários ou são software livres que incluíram um trecho de código não livre (e portanto, não são 100% livres, a menos que se retire esse esse pedaço). Ficamos reféns da “boa vontade” daqueles que conhecem suas especificações. Como evitar esse formato anti-social? (para mais informações do porque são anti-sociais essas tecnologia proprietários veja o vídeo Inproprietário)
Usando o formato 7z. Que é melhor que o .rar (compacta mais) mas é aberto, todos podem implementar e existem ótimas soluções em software livre para GNU/Linux e Windows. Para GNU/Linux … podes usar o descompactador que vem com sua distribuição (Obs: Para instalar o suporte a 7z no Ubuntu clique aqui). Para windows podes usar ótimos software livres como o PeaZip (que entretanto, não é 100%livre por conta do trecho de código usado para abrir .rar v.3.0),
Obs: Se você usa Ubuntu e conseque abrir arquivos .rar versão 3.0 é porque o Ubuntu facilita a instalação do código não-livre que abre o arquivo, caso utilize uma GNU/Linux 100 % livre como o Trisquel, verá a maldição que é esse formato.

Um arquivo preso num .rar

Um arquivo preso num .rar

Anúncios

Uma resposta to “Não prenda seus arquivos num .RAR”

  1. Os números de 2010 « GNU/Linux e cultura livre Says:

    […] Não prenda seus arquivos num .RAR agosto, 2010 3 […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: