Entenda a Estrutura de pastas do Linux

Tradução livre do artigo “How-to: Directory Structure” da revista Full Circle – 1ª edição.

Um dos pontos iniciais de maior problema que novos usuários de Linux têm de superar é onde as coisas ficam. A estrutura de diretórios do Linux parece ímpar no começo, especialmente para usuários de Windows.

Aqui está uma lista resumida dos principais diretórios e para que servem.

/ : (barra inclinada para direita) Este é o diretório raiz. A nave-mãe. O principal e único diretório de topo para todo seu computador.Tudo, e eu digo TUDO MESMO começa aqui. Quando você digita ‘/home’ o que você está realmente dizendo é “comece em / e então vá para o diretório home”.

/root : Aqui é onde fica o usuário administrador. O usuário administrador é o deus do seu sistema. O “Root” pode fazer qualquer coisa, até mesmo incluir ou remover todo o seu sistema de arquivos. Então, seja cuidadoso usando o administrador (root).

/bin : Aqui é onde seus utilitários padrão de Linux (programas de leitura) ficam – coisas tais como “ls” e “vi” e “more”. Geralmente esse diretório está incluído em sua estrutura. O que isso significa é que se você digitar “ls”, ‘/bin’ é um dos lugares em que o seu shell (programa que conecta e interpreta comandos) vai procurar para ver se “ls” significa alguma coisa.

/etc : Aqui é onde os arquivos de configuração administrativa e de sistema ficam. Por exemplo, se você tem o samba instalado, e você quer mudar os arquivos de configuração do samba, você deve encontrá-los em ‘/etc/samba’.

/dev : Aqui é onde ficam os arquivos que controlam os periféricos. Comunicando com uma impressora? Seu computador está fazendo isto daqui. O mesmo vale para dispositivos de disco e usb e outras coisas do gênero.

/home : Aqui é onde seus dados são guardados. Arquivos de configuraçãos específicos de cada usuário, sua pasta de Área de trabalho (Desktop) (o que faz de sua área de trabalho o que ela realmente é), e qualquer dado sobre seu usuário. Cada usuário terá sua própria pasta ‘/home/usuário’, com exceção do usuário administrador (root).

/tmp : Esta é a pasta temporária. Pense nela como um diretório de rascunho para seu sistema Linux. Arquivos que não serão mais usados pelos programas uma vez que já foram usados uma ou duas vezes são colocados aqui. Muitos sistemas Linux são configurados para automaticamente limpar a pasta ‘/tmp’ em certos intervalos, então não coloque nada que você queira guardar aqui.

/usr : Aqui é onde você encontrará utilidades extras que não se encaixam em ‘/bin’ ou ‘/etc’. Coisas como jogos, utilidades de impressora, e outras mais. ‘/usr’ é dividida em seções como ‘/usr/bin’ para programas, ‘/usr/share’ para arquivos compartilhados como sons ou ícones, ‘/usr/lib’ para bibliotecas que não podem rodar diretamente mas são essenciais para rodar outros programas. Seu gerenciador de pacotes cuida das coisas em ‘/usr’ para você.

Há alguns outros diretórios que você poderá achar:

/opt : Aqui é onde coisas opcionais são colocadas. Experimentando a última versão beta do Firefox? Instale em ‘/opt’ onde você pode deletá-lo sem afetar outras configurações. Programas aqui usualmente ficam dentro de uma única pasta que contem todos os seus dados, bibliotecas, etc.

/usr/local : Aqui é onde a maioria dos softwares manualmente instalados (isto é, fora do seu gerenciador de pacotes) ficam. Tem a mesma estrutura que ‘/usr’. É uma boa idéia deixar ‘/usr’ para seu gerenciador de pacotes e colocar quaisquer scripts personalizados em ‘/usr/local’, já que nada importante normalmente fica em ‘/usr/local’.

/media : Algumas distribuições usam este diretório para montar coisas tais como discos usb, drives de cd ou dvd e outros sistemas de arquivos.

Agora você pode se considerar um pouco mais perto de um usuário Linux experiente. Esses diretórios, enquanto no começo possam parecer um pouco confusos, vão se tornar naturais para você após um pouco de uso.

Retirado do blog: http://freesamuelbh.blogspot.com/2007/06/estrutura-de-pastas-do-linux.html

Anúncios

3 Respostas to “Entenda a Estrutura de pastas do Linux”

  1. Roni Says:

    ótima explicação sobre as pasta.
    Pasta /tmp.
    Vale lembrar que na pasta /tmp ficam registrados também o último vídeos que vc acabou de assistir na internet.
    Desta forma se vc deseja salvar algum vídeo, que assistiu no Youtube, basta após ver o vídeo ir diretamente até a pasta /tmp e seleciona-lo, em seguida é só copiar e colocar na pastal desejado. Esta operação deve ser efetuada antes de vc realizar qualquer outra ação na interpet, pois a pasta /tmp pode apagar este vídeo e começar a gravar outra coisa. Faça alguns testes e logo vc vai perceber como é mais vantajoso esta operação em relação as capturas comuns de vídeos.
    Isto vale para o Ubuntu ainda não teste em outros sistemas operacionais.

  2. Edvaldo Says:

    Boas dicas para quem está entrando no mundo do linux.
    Eu andava quase desesperado para aprender e aqui encontrei um apoio que me ajudou bastante.

    Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: