Escritório livre [parte 1]: A maldição proprietária do Microsoft Office e seus .doc, etc ….

Inicio hoje uma coletânea de posts sobre Office livre [um toda semana]. O objetivo é fazer o leitor entender um pouco a situação atual dos programas Office, conscientizá-lo sobre a importância de usar ferramentas de Office livres e dar dicas para melhorar sua experiência com elas.

O post de hoje é sobre a muito utilizada suíte de escritório Microsoft Office.

Microsoft Word

Microsoft Word

Bom, todos conhecem o Microsoft Office. O Office proprietário da Microsoft. Para alguns a questão do software proprietário pode ser resolvida com a cópia pirata pois essa supostamente elimina as barreiras ao acesso a tais programas e por isso os democratiza. Isso não é verdade, pois o usuário ainda permanece refém da produtora do software, dado que não pode modificar o programa e tem de aceitar tudo que ela impor goela abaixo (coisas como dependência tecnológica, restrições quanto à adaptações ao programa, …).
O Microsoft Office é um bom exemplo. A Microsoft usou e abusou de práticas monopolistas para tornar a todos refém de seus programas. Até a pouco tempo era quase impossível trocar documentos de Office com outras pessoas se você não tivesse o Microsoft Office. E se você quisesse usar um sistema operacional em que a Microsoft não disponibiliza seu Office (como o GNU/Linux) … estava ferrado.
Estávamos amarrados a uma dependência tecnológica brutal, restrições e proibições de adaptação do programa a diferentes realidades, impossibilidade de ter o programa funcionando em outros sistemas … tudo isso fora o preço …
E você pergunta cadê os Offices concorrentes?
Pois bem, o formato dos arquivos do Office da Microsoft (como o .doc) são propositalmente completamente fechados, ninguém sabe muito bem como funcionam [hoje existe um formato novo, Office Open XML, como o .docx, que é menos fechado mas é uma armadilha da Microsoft que situarei brevemente no próximo post]. O resultado é que graças a essa tática da Microsoft é muito difícil dar suporte a extensões Microsoft Office como .docs em outros programas. Quando o suporte existia … era precário, sendo comum que os documentos abrissem com a formatação de texto, por exemplo, com vários erros. As pessoas ao invés de colocar a culpa na Microsoft … amaldiçoavam os outros Offices por não abrirem formatos que a Microsoft propositalmente torna difíceis de serem suportados.
Mas o monopólio e controle da Microsoft sobre ferramentas Office, tão importantes na atualidade, estão sendo ameaçados por soluções livres. No próximo post veremos que ameaças são essas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: