Escritório livre [parte 3]: Melhorando a experiência de uso do OpenOffice/BrOffice [Corretor ortográfico e corretor gramatical]

Antes de mais nada, caso você use Windows … podes baixar e instalar o BrOffice do site: http://www.broffice.org/ . Caso use GNU/Linux … ele já vem instalado no Ubuntu e em qualquer outra distribuição para usuários desktop.

Hoje, vamos instalar o melhor corretor ortográfico e o melhor corretor gramatical no mundo livre para o português brasileiro.

Dicionário Aurélio

Dicionário Aurélio

Antes, uma distinção entre ambos os tipos de corretores:

corretor ortográfico: detecta erros de grafia nas palavras, por exemplo, a palavra “sugeito” com a letra “g”, em vez de “sujeito” com a letra “j”. Além disso, sugere uma medida corretiva para a solução do erro, que é a substituição da palavra grafada incorretamente pela palavra grafada corretamente.

corretor gramatical: detecta erros nas relações entre as palavras, por exemplo, na sentença “Os menino estudam demais.”, o corretor gramatical detecta o erro na concordância entre o artigo “os” e o substantivo “menino”. E também sugere uma medida corretiva, como a substituição da palavra “menino” pela mesma palavra flexionada no plural, que é “meninos”.

No OO (OpenOffice) podemos acrescentar funcionalidades instalando arquivos chamados extensões (extensão .oxt). É dessa forma que iremos instalar os corretores ortográfico e gramatical.

– Instalando o melhor corretor ortográfico (Vero – Verificador Ortográfico):
Tem para o novo acordo ortográfico e para o velho. (dica: também podes baixar para o firefox e nunca mais errar ortografia nos e-mails.)
1- Baixe a extensão do Vero em: http://broffice.org/verortografico/baixar.
2- Em seguida: Com o OO aberto vá até o menu Ferramentas->Gerenciador de Extensão, depois clique no botão Adicionar, localize o arquivo em seu computador e aperte em abrir.

– Instalando o melhor corretor gramatical (CoGrOO – Corretor Gramatical acoplável ao OpenOffice.org):
1- Baixe a extensão do CoGrOO em: http://cogroo.sourceforge.net/download/current.html (ou clique direto aqui http://extensions.services.openoffice.org/download/2453 para a ultima versão no momento que escrevi esse post).
2- Em seguida: Com o OO aberto vá até o menu Ferramentas->Gerenciador de Extensão, depois clique no botão Adicionar, localize o arquivo em seu computador e aperte em abrir.
Ah! Vale lembrar que para rodar o CoGrOO é necessário ter um Java Runtime Environment instalado, a partir da versão 1.5.0. Ele também deve estar ativado – para verificar isso basta ir em Ferramentas > Opções > BrOffice.org/OpenOffice.org > Java, habilitar a opção “Utilizar um JRE…” e marcar a versão mais recente do JRE:

OPCIONAL: Para ter certeza que está tudo funcionando, vamos certificar que os dicionários e suas atividades estão realmente marcadas para funcionar. Mas antes vá em Ferramentas > Opções > Configurações de idioma > Idiomas, e certifique-se que o Português (Brasil) está ativo.
E logo em seguida, aproveite e dê um pulo para baixo, em “Recursos para redação”, e marque todas as opções em “Módulos de idioma disponíveis”, e também em “Dicionários definidos pelo usuário”.

Um excelente tutorial para quem usa muito o OpenOffice/BrOffice e quer deixá-lo perfeito: Como escrever textos perfeitos no BrOffice.org (http://www.guiadohardware.net/tutoriais/textos-perfeitos-broffice/).

Ah! Esse post foi baseado em outros que tem pela internet, incluindo o citado acima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: